
Ortomolecular

A Ortomolecular é uma abordagem que tem seu foco no equilíbrio orgânico. Usando vitaminas, sais minerais, substâncias fitoterápicas em extrato seco padronizado e outros suplementos nutricionais para prevenir e tratar doenças como obesidade, diabetes, problemas articulares, digestivos e alterações cognitivas e mentais decorrentes da deficiência nutricional. O conceito da terapia ortomolecular foi cunhado pelo ganhador do prêmio Nobel de Medicina Linus Pauling em 1968.
Um dos conceitos fundamentais é o combate aos radicais livres gerados no corpo, que acabam por danificar as células saudáveis e acelerar o processo de envelhecimento, além de causar processos inflamatórios responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças como artrose, artrite, Alzheimer, aterosclerose e câncer.
Pessoalmente eu utilizo a abordagem ortomolecular de acordo com o diagnóstico da medicina chinesa, pois pude observar a similaridade de pensamento entre estas duas medicinas. A ortomolecular utiliza atualmente diversas ervas chinesas, indianas, europeias, africanas e nacionais sob uma ótica puramente farmacológica, enquanto a medicina chinesa observas os aspectos energéticos das ervas para reequilibrar o corpo e prevenir e tratar doenças.
Assim a combinação dos dois conceitos tem gerado resultados expressivos com um melhor custo-benefício para o paciente.